VISITA

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica recebe comitiva militar dos EUA

Comitiva foi composta por militares integrantes do Exército e da Força Aérea dos Estados Unidos
Publicada em: 13/09/2023 22:00
Imprimir
Fonte: EAOAR, por Major Nolasco
Edição: Agência Força Aérea

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, no dia 24 de agosto, a visita de uma comitiva de militares integrantes do Exército e da Força Aérea dos Estados Unidos. A comitiva foi recebida pelo Chefe da Divisão de Ensino da EAOAR, Tenente-Coronel Aviador Márcio Henrique Teixeira de Souza, que destacou a importância das relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos.

A comitiva de norte-americanos foi composta por militares da Academia Interamericana das Forças Aéreas (Inter-American Air Forces Academy - IAAFA) e do Instituto do Hemisfério Ocidental para Cooperação em Segurança (Western Hemisphere Institute for Security Cooperation - WHINSEC).

A visita teve como objetivo realizar um intercâmbio sobre o tema “Cooperação em Segurança”, bem como promover uma conferência sobre Educação Profissional Militar, com enfoque no aperfeiçoamento profissional de oficiais intermediários, subalternos e graduados.

A programação contou com uma visita às instalações da Universidade da Força Aérea (UNIFA), a realização de um action learning (metodologia ativa de ensino), além da apresentação de palestras da EAOAR, da IAAFA e do WHINSEC.

A EAOAR possui uma parceria com a IAAFA desde 2012, com o envio de Oficiais para atuarem como instrutores do Curso Interamericano de Oficiais de Esquadrão (ISOC), curso equivalente ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAP) ministrado na Escola da FAB.  A experiência obtida por meio desse intercâmbio tem grande valor para o aprendizado de metodologias ativas de ensino e o desenvolvimento do ensino de Liderança na EAOAR.

O Major Aviador Raphael Osório de Oliveira, que atuou como Instrutor Convidado na IAAFA no período de 2020 a 2022, ressaltou a parceria entre a EAOAR e a IAAFA é vantajosa por diversos motivos. “Destaco, primeiramente, o acesso irrestrito que temos ao conteúdo do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da USAF e às novidades implementadas no currículo que frequentemente incluem experiência americana em conflito e relações internacionais. Por fim, é uma oportunidade conviver com os militares de vários países”, destacou.

Fotos: Sargento Maia / EAOAR